Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prof. Dr. Juliana de Sales Silva

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 15h44 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h23 | Acessos: 368

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DA MANGA EXPORTADA DO BRASIL: 2004-2012

RESUMO
Mais de 90% das exportações brasileiras de manga são provenientes do Submédio do Vale do São Francisco, região que produz a fruta em praticamente todos os meses do ano. O volume exportado pelo Brasil tem crescido nos últimos anos, sendo que dentre as frutas, a manga é a que gera a maior receita de exportação. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os componentes de tendência e sazonalidade nos preços da manga exportada pelo Brasil com vistas à melhor compreensão de seu comportamento. Os dados utilizados foram obtidos no site AliceWeb2 do MDIC/SECEX, no período do primeiro trimestre de 2004 até o quarto trimestre de 2012. Constatou-se que a tendência apresenta um comportamento crescente e bastante significativo. Foi detectada sazonalidade determinística e estocástica. Assim, a série foi modelada por um SARIMA (4,1,1)x(0,1,3)2 , sendo observado o impacto negativo do efeito sazonal e também correlações negativas semestrais e anuais.

Palavras-chave: Exportações de manga, tendência e sazonalidade, SARIMA.

Artigo completo: Clique Aqui

 

Determinantes da (in)segurança alimentar nos domicílios rurais dos municípios não autorrepresentativos da Região Nordeste

RESUMO
A temática da segurança alimentar é pauta de discussão mundial, não estando relacionada com a disponibilidade de alimentos ou mesmo com a sua qualidade (segurança do alimento), mas, sim, com a condição financeira para adquirir os bens em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais. O mundo produz quantidade suficiente de alimentos, e, então, todas as pessoas devem ter condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades básicas. Este trabalho busca analisar, no nível micro, os determinantes da segurança (e insegurança) alimentar nos domicílios dos municípios não autorrepresentativos do meio rural da Região Nordeste, que abriga a maior parte dos pobres brasileiros. A fonte dos dados é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, que possui um suplemento sobre segurança alimentar. O procedimento metodológico é estimar as probabilidades, a partir de um modelo logit ordenado, e analisar os efeitos marginais. As estimações são feitas considerando o plano amostral (complexo) da PNAD, e os resultados indicam que as mulheres e as pessoas da raça negra têm maior probabilidade de residir em domicílios com insegurança alimentar, assim como os que se dedicam às atividades agrícolas e têm baixo nível de escolaridade.

Palavras-chave: Capital humano; pobreza; desnutrição; logit ordenado

Artigo completo: Clique Aqui

 

Determinantes da eficiência dos Programas de Pós-Graduação em Economia do Brasil

RESUMO
O objetivo geral deste trabalho é analisar o nível de eficiência técnica dos Programas de Pós-Graduação em Economia do Brasil, bem como investigar variáveis que afetam a sua eficiência. Para tanto, foi utilizado o método não paramétrico DEA CCR com orientação produto, utilizando restrição aos pesos. Com este método, foram mensurados escores de eficiência qualitativo e quantitativo. Após a estimação dos escores de eficiência, foi estimado o modelo Tobit considerando esses resultados como variável dependente. Os resultados apontaram que os programas eficientes se concentram na Região Sudeste e que características como investimento da CAPES em bolsas e fomento e número de programas da instituição tendem a elevar os níveis de eficiência, enquanto que o programa ser público afeta negativamente tais escores.

Palavras-chave: Eficiência. Pós-Graduação. Economia.

Artigo completo: Clique Aqui

 

Effects of pluriactivity of brazilian rural establishments on technical efficiency

RESUMO
This paper examines Brazilian rural establishments which carry out both agricultural and non-agricultural activities. The combination of these activities, in the same agricultural unit, characterizes and defines pluriactivity. The research aims to analyze the effect of pluriactivity on the technical efficiency of rural establishments. To do so, Propensity Score Matching (PSM), a Probit Model and the Stochastic Production Frontier were used. The data used refer to a special tabulation, based on the micro-data of the 2006 Agricultural Census. The results found that establishments which carry out exclusively agricultural activities make better use of available resources than those involved in pluriactivity, as they are technically more efficient.

Palavras-chave: puriactivity, nonpluriactivity, technical efficiency, agriculture, stochastic production frontier

Artigo completo: Clique Aqui

 

EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS PRODUTORES DE MANGA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

RESUMO
O objetivo geral deste trabalho é analisar a eficiência técnica dos produtores de manga do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no Vale do São Francisco, bem como investigar as variáveis que afetam sua ineficiência. Para tanto, foi utilizado o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) em Dois Estágios, com a técnica bootstrap. Os principais resultados apontaram que escolaridade, o comércio exterior e a interação com instituição de pesquisa tendem a elevar os níveis de eficiência, enquanto dívidas e outras atividades econômicas levam a reduzir tais escores.

Palavras-chave: Manga; Eficiência; Polo Petrolina/Juazeiro.

Artigo completo: Clique Aqui

 

Integração de preços no mercado da soja nos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul

RESUMO
O objetivo deste estudo é investigar as relações de longo prazo do preço da soja produzida no Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de testar a validade da Lei do Preço Único entre esses mercados. As séries históricas representam os logaritmos naturais dos preços da soja de janeiro de 2005 a dezembro de 2015. Para determinar a relação de integração entre as variáveis, foram aplicados testes de raiz unitária de Dickey-Fuller aumentado e Phillips-Perron, co-integração de Johansen, teste de causalidade de Granger, funções impulso resposta, decomposição da variância, e testes sobre parâmetros β e α do vetor de co-integração. Testou-se ainda a hipótese de perfeita integração, com o intuito de verificar se a lei de preço único é verdadeira para esses mercados. Entre os resultados obtidos, verificou-se que variações no preço da soja no Paraná são transmitidas quase integralmente para o Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Os coeficientes de correção de erro ainda apontaram que os preços da soja se ajustam rapidamente a desequilíbrios de curto prazo nos preços nacionais desta commodity. Além disso, foi identificado mercados perfeitamente integrados, dando suporte à validação da Lei de Preço Único no mercado de soja exportada.

Palavras-chave: soja, co-integração, lei de preço único.

Artigo completo: Clique Aqui

 

SELO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO ORGÂNICO: O CONSUMIDOR SE IMPORTA?

RESUMO
Objetiva-se verificar de que modo a presença de um selo de certificação orgânica em embalagens de produtos orgânicos se relaciona com a avaliação, a intenção de compra e a disposição a pagar mais por estes produtos por parte dos consumidores. Para tanto, foi realizado um quase experimento, utilizando-se também do método de avaliação contingente (MAC), por meio da estimação do modelo econométrico Logit. Os resultados indicaram que o selo promove uma valorização dos produtos orgânicos, uma vez que os consumidores tendem a avaliar o produto de maneira positiva quando da presença do selo. Além disso, mais de 80% dos entrevistados estão dispostos a pagar 5% a mais por produtos que possuam esse tipo de selo de certificação orgânica. No entanto, à medida que o preço aumenta, a predisposição a pagar mais diminui.

Palavras-chave: Produto orgânico. Quase experimento. Método de Avaliação Contingente.

Artigo completo: Clique Aqui

Fim do conteúdo da página